Anabela Oliveira

Nasceu em Aveiro em 1963. É docente na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Doutorada em Literatura Comparada, orienta a sua investigação científica no âmbito dos estudos interartes, nomeadamente nas relações entre literatura e cinema. É autora de livro “Entre Vozes e Imagens – a presença das imagens cinematográficas nas múltiplas vozes do romance português (anos 70-90). Leciona vários seminários em diversos mestrados no âmbito da análise do discurso fílmico, narrativa fílmica, polifonia narrativa, escrita de guiões, e das relações dialógicas entre o cinema e outras artes, nomeadamente as relações entre cinema/pintura e cinema/arquitetura. Autora do curso “Cinema: Alquimia das Artes” na Fundação de Serralves (Porto,2009). Tem comunicações apresentadas em múltiplos colóquios e publicações em revistas nacionais e internacionais. Conferências convidadas nas universidades de Paris III, Paris Ouest Nanterre La Défense, Utrecht, Varsóvia e Lublin sobre o romance português contemporâneo (anos 60-90) nomeadamente a produção literária de Almeida Faria, António Lobo Antunes, João de Melo, José Saramago, Lídia Jorge, Olga Gonçalves, Vasco Graça Moura, José Viale Moutinho e Jacinto Lucas Pires. Participações em júris e workshops em festivais e mostras de escolas de cinema (Avanca, ESAP e Festival de Cinema de Ourense). Pertence ao conselho editorial das revistas International Journal of Cinema e Plural/Pluriel.