Maria do Céu Marques

Professora Auxiliar, com nomeação definitiva, do Departamento de Humanidades, Universidade Aberta. Licenciada em Filologia Germânica pela Universidade de Lisboa, é doutorada em Filologia Inglesa pela Universidade de Salamanca com a tese “John Dos Passos’ U.S.A. and the American Dream”.
Investigadora do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI), Laboratório de Antropologia Visual, responsável pela área de Cinema e Sociedade, é também colaboradora do Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL).
Tem orientado dissertações de mestrado e teses de doutoramento e participado em vários encontros e colóquios e conferências em Portugal e no estrangeiro. É autora de vários artigos nas áreas da literatura, cultura e cinema publicados em atas de congressos nacionais e internacionais e capítulos de livros.
É coordenadora do Mestrado em Estudos sobre a Europa e vice-coordenadora da licenciatura em Estudos Europeus na Universidade Aberta, É responsável pelas unidades curriculares História do Cinema Europeu e Literatura e Cinema.