Maria Daniela Alcântara

Licenciada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília, Brasil (1991). Em 1996 concluiu Máster na Universitat Politècnica de Catalunya – UPC, Espanha.
Tem experiência na área de projeto, tendo colaborado em ateliers de arquitetura em Brasília, Barcelona e Fortaleza. Desde 2000 dedica-se à docência nos Cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Comunicação Social da Universidade de Fortaleza – UNIFOR, onde é professora assistente.
Atualmente é doutoranda em Arquitectura na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, onde desenvolve um tema que investiga a relação entre as modernas arquiteturas portuguesa e brasileira, com o apoio de bolsa concedida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia - FCT.